Segundo Trimestre de Gravidez

Segundo Trimestre de Gravidez


O segundo trimestre de gravidez (da 13ª a 27ª semana) é chamado de "período de lua de mel" por uma boa razão: Normalmente as náuseas desaparecem, emoções se equilibram e até mesmo a libido retorna. É também um momento muito especial,  é quando você começa a sentir os primeiros movimentos do bebê. Que outras mudanças estão por vir? Continue lendo e descubra.

 

Segundo Trimestre de Gravidez

1. Desaparecimento das náuseas

Felizmente, a lista de sintomas do segundo trimestre de gravidez geralmente não incluem o enjôo matinal. A maioria das mulheres percebem que vai diminuindo gradualmente ou somem completamente. Se você ainda está se sentindo enjoada, converse com seu médico sobre o possível aumento da ingestão de vitamina B6, serve para problemas estomacais. A esta altura, você vai começar a experimentar um novo desconforto na barriga: dores abdominais, resultado do crescimento de seu útero e o estiramento dos ligamentos.

 

2. Primeiros sinais de vida

Durante a maior parte do primeiro trimestre de gravidez, o seu bebê cresceu silenciosamente dentro de você. Por volta da 12ª semana, o seu médico poderá detectar o batimento cardíaco do bebê. Mas agora você vai experimentar outros sinais físicos de que seu bebê está crescendo. Entre eles:

 

– Entre 16 e 20 semanas, você vai começar a sentir seu bebê se movimentando dentro de você, conhecido como "aceleração".

 

– Perto do final do primeiro trimestre, você pode também sentir pontadas em seu abdômen, não se preocupe: Isso é apenas o seu bebê tendo soluços e é completamente inofensivo!

 

3. Falta de ar

Nesta fase da gravidez, até mesmo atividades rotineiras como caminhar para o banheiro pode fazer você se sentir sem fôlego. É perfeitamente normal. À medida que o útero cresce os pulmões são sobrecarregados, tornando-se um pouco mais difícil para o ar fluir para dentro e para fora. Tente se acalmar, mas se você achar que a sua falta de ar vem se tornando mais grave, consulte seu médico.

 

4. Mudanças no seu corpo

Na semana 16, é provável que você esteja vestindo roupas mais largar ou adaptadas para sua nova forma devido ao aumento sua cintura e quadris. Na semana 27, que deveria ter ganho 7 a 10 quilos, mas seu bebê só será responsável por cerca de 1 desses quilos. Você provavelmente começar a notar um desagradável fenômeno da gravidez: as estrias. A maioria vai desaparecer ou ficar quase invisível. Em alguns casos você vai ficar com algumas linhas brancas depois de dar à luz. Fale com o seu medico para que ele te oriente a fazer massagens com óleos e cremes que ajudam a prevenir o surgimento das indesejáveis estrias.

 

5. Pesadelos

Como o seu bebê torna-se cada vez mais "real" para você, seus sonhos podem ficar mais intensos e  surpreendentes. Portanto, não surte se você acordar em suando frio. É normal sentir um pouco ansiosa.

 

6. Desejo sexual

Durante o quarto ou quinto mês de gravidez, você pode se sentir muito mais “sexual”. No segundo trimestre, o seu corpo fabrica doses extras estrogênio. Os ovários produzem em um único dia tanto quanto os ovários de uma mulher não grávida produz em três anos. Com o desaparecimento das náuseas e da fadiga, você pode se sentir mais excitada. Algumas mulheres podem experimentar orgasmos múltiplos pela primeira vez.

 

7. Exercite-se

Durante o segundo trimestre os sintomas são menores em comparação com os do primeiro trimestre, então aproveite para retomar ou começar uma rotina de exercícios.

 

Temos uma matéria aqui no blog que falamos tudo sobre os exercícios físicos durante a gravidez. Clique aqui e saiba mais.

 

Pergunte ao seu médico se você tiver quaisquer perguntas sobre o que você esteja passando.

 

Fonte: Portal Parenting

Foto: Photl

 

Promillus | Alimentação Pediátrica
www.promillus.com.br
Telefone: 11 2157-4312
E-mail: atendimento@promillus.com.br


1775 Views